terça-feira, 17 de novembro de 2009


Os principais distúrbios de fala são:

-Atraso de Linguagem - Podemos considerar neste caso, crianças que apresentam uma "fala inteligível",i.e., que não pode ser compreendida. Ex: A criança que utiliza mais o gestos do que a fala para se comunicar.

-Dislalia - Troca, omissões ou acréscimos de fonemas na fala. Ex: A criança que fala "Tapo" ao invés de "Sapo".

-Disfonia - É mais conhecida como rouquidão, podendo acontecer em adultos ou crianças, causada por um problema orgânico(Ex: Nódulo) ou um problema fisiológico(Ex: Abuso vocal).

-Deglutição Atípica - Este problema está relacionado a uma alteração da arcada dentária consequente de um possível mau posicionamento de um dos orgãos da fala(Lábios ou Lingua), podendo acontecer casos de origem genética.

-Distúrbios de Leitura e Escrita - São os erros gramaticais ou fonéticos na escrita e dificuldades na leitura. Ex: A criança que escreve "Cato" ao invés de "Gato". A criança que ao ler pula palavras ou linhas. Não podemos esquecer da Discalculia, que é uma dificuldade matemática. Ex: Inversões de números ou dificuldade na interpretação de problemas.

-Disfemia - É a famosa Gagueira.

-Deficiência Auditiva - É uma diminuicão da audição, que afeta a comunicação oral dependendo do seu grau e tipo.

Doenças Neurológicas- São lesões que afetam o Sistema Nervoso Central(Congênitas ou Adquiridas), causando alterações na fala, voz ou linguagem. Ex: Paralisia Cerebral, Deficiência Mental, Autismo e Síndrome de Down.

-Fissura Lábio-Palatal - Deformidade orgânica, que tem como causa principal a hereditariedade e que acomete os orgãos da fala, acarretando uma nasalidade acentuada e uma grande alteração na arcada dentária.

-Problemas de Dicção - Alterações na articulação das palavras. Ex: Indivíduos que falam muito rápido, prejudicando a fala.

-Afasia - Transtorno de fala e linguagem que surge em indivíduos que sofreram acidentes vasculares.

-Reabilitação de Laringectomizados - Tratamento de indivíduos que sofreram uma Laringectomia, retirada cirúrgica da laringe, e que perderam a capacidade de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário