quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Como os pais podem colaborar para o tratamento fonoaudiológico?

Muito freqüentemente, crianças podem necessitar de tratamento fonoaudiológico. Nestes casos os pais podem ajudar, o que não significa que serão técnicos da fala, como fonoaudiólogos. Mais importante, muitas vezes, são as atitudes que devem ser tomadas e que facilitarão a aprendizagem por parte da criança. Embora cada tipo possa demandar um tipo especial de orientação, podemos dizer que, de modo geral, existem algumas regras básicas. Se nossos filhos estão com problemas de fala infantilizada é porque estamos oferecendo para eles padrões também infantilizados de pronúncia, o papel dos pais será o de fornecer modelos mais apropriados, de fala não alterada. Se os pais são muito exigentes e seus flhos estão com dificuldades para fala em função de tal nível de expectativas devem se tornar mais compreensivos e tolerantes. Qualquer que seja a situação, a criança deve ser incentivada a falar e sentir que há um clima de expectativa saudável no sentido de que ela aprenda a pronunciar as palavras de forma correta. Elas podem ser corrigidas indiretamente, não havendo a necessidade de ficar treinando palavras. Se, por exemplo, uma criança diz para mm algo que eu naum entendo basta dizer de modo natural, sem uma carga de ansiedade ou de ridicularização: " O que foi que você disse?". É dessa forma que agimos quando não entendemos o que algúem fala. Socilitamos uma repetição.

2 comentários:

  1. Os pais podem colaborarem na tratamento fonoudiolico porque eles convivem mais com as criança e o fonodiologo fica apenas com algumas horas seu contato e muito pequeno os pais ja convivem um tempo maior onde a criança se expressa mais e vem os seus erros a forma como os pais se falam com a criança tambem e importante
    Aluna Katia Davila

    ResponderExcluir
  2. A ajuda mais importante para que a criança fale direito é dos pais. Ajudar a criança a falar direito as palavras sem ridicularizá-la é fundamental.
    Não adianta a Fono tratar, se os pais não ajudar.
    Michele Luiz.

    ResponderExcluir